Cidade: Brasil


A defesa é o melhor ataque

Nos últimos 11 anos, a MAN Latin America – conhecida apenas como Volkswagen Caminhões até 2009 – reinou absoluta no mercado brasileiro de veículos de transporte rodoviário.

MAN Latin America - Fenatran 2013 (4)

Entre 2002 e 2012, a distância que a separava da segunda colocada, a compatriota Mercedes-Benz, era superior a cinco mil unidades, em média, e distante das rivais Ford, Volvo e Scania.
A liderança da MAN no País continua, com a venda de 40,8 mil unidades e produção de 50,9 mil caminhões no ano passado. Mas a concorrência está cada vez mais apertada. Em 2013, a Mercedes vendeu apenas 2,7 mil veículos a menos que a MAN, o equivalente a 25 dias de vendas.

Diante desse cenário, a montadora não se intimidou e partiu para o ataque. Neste ano, estreou em um segmento inédito para a empresa no País: o de caminhões extrapesados, aqueles que podem puxar mais de 40 toneladas. “O mercado de caminhões cresceu basicamente nesse nicho”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN na América Latina. “Vamos fortalecer nossa atuação nesse segmento, com novos produtos.” Uma das apostas da MAN é o modelo Constellation 420, que continuará trazendo o símbolo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A família Constellation, embora seja vendida no País desde 2006, agora terá versões maiores e mais potentes.

Como diferencial, os novos gigantes da marca prometem ser mais competitivos do que os concorrentes no quesito preço. “Estávamos fora do jogo em um segmento que cresce num ritmo de 40% a 50% ao ano.” Para sustentar a posição de liderança no mercado brasileiro, a MAN definiu uma agressiva estratégia de investimentos no País. Até 2016, será investido R$ 1 bilhão em novos produtos e na ampliação da capacidade produtiva de sua fábrica em Resende (RJ). Cerca de 50% desses recursos, segundo Cortes, já foram colocados nas linhas de montagem, no desenvolvimento do novo Constellation e na nacionalização de um dos modelos da marca MAN, o europeu TGX. “É o veículo mais sofisticado que temos atualmente. Com ele, o transportador pode escolher entre o caminhão mais simples, o Constellation, ou o top de linha, o TGX”, disse.





Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, agressivos, caluniosos, abusivos, difamatórios, discriminatórios, ameaçadores, danosos, invasivos da privacidade de terceiros, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores e à preservação do meio ambiente. Compre com segurança: conheça seus Direitos de Consumidor.