Cidade: Brasil


Empresa de SC desenvolve portal que controla programas de fidelidade

Banco Central estima que 100 bilhões de pontos deixam de ser utilizados. Objetivo é diminuir o número de pontos que os brasileiros deixam expirar.

Uma empresa catarinense desenvolveu um portal que ajuda o consumidor a administrar programas de fidelidade existentes no mercado. Santa Catarina fica na média quanto à utilização do sistema de pontos, quando comparada à média nacional, que é de 5% a 10%. Estima-se que o estado tenha 4% da fatia desse mercado.

Em 2010, o Banco Central fez um levantamento dos programas de fidelidade de cartões de crédito e descobriu que havia um estoque de aproximadamente 600 bilhões de pontos. A mesma instituição aponta que, aproximadamente, 100 bilhões de pontos deixam de ser utilizados por ano, o equivalente a 5 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul.

Florianópolis está em primeiro lugar no número de pessoas que utilizam algum tipo de programa de fidelidade, com 36%. Em seguida vem Joinville, com 15%, e Blumenau, com 9%. Os empresários Bruno Nissental e Pedro de Paula, sócios da startup Oktoplus, desenvolveram o site gratuito, que reúne todos os programas disponíveis no Brasil em um único lugar. 'A maior dificuldade que os usuários têm é lembrar de logins e senhas, acompanhar as mudanças constantes de regras de cada programa e esquecer de trocar os pontos, deixando-os expirar. O Oktoplus vem para solucionar esses problemas, ajudando o consumidor a gerenciar seus pontos', revela Bruno Nissental.

Para ter acesso ao programa, basta se cadastrar criando um login e uma senha. Em seguida, o usuário seleciona os programas de fidelidade que participa e preenche as credenciais de cada um. Esse processo é feito uma única vez e todas as informações passam a ser atualizadas automaticamente. Há informações disponíveis, como saldo, transações de acúmulo/resgate de pontos e alerta dos próximos pontos a expirar. Outro benefício é o resumo das regras de cada programa, tornando a compreensão mais fácil e dinâmica. Mais informações sobre o portal neste link.




Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, agressivos, caluniosos, abusivos, difamatórios, discriminatórios, ameaçadores, danosos, invasivos da privacidade de terceiros, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores e à preservação do meio ambiente. Compre com segurança: conheça seus Direitos de Consumidor.