Cidade: Brasil


Operários começam a retomar ampliação do Canal do Panamá

Grupos de trabalhadores da ampliação do Canal do Panamá começaram a voltar aos postos de trabalho à espera de retomar as obras das novas eclusas de embarque

Panamá - Grupos de trabalhadores da ampliação do Canal do Panamá começaram nesta quinta-feira a voltar aos postos de trabalho à espera de retomar as obras das novas eclusas de embarque, após 15 dias de suspensão por parte do consórcio liderado pela construtora espanhola Sacyr.

A emissora panamenha 'TVN' mostrou hoje imagens de grupos de operários que chegavam às instalações do Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), na região de Cocolí, no litoral do Pacífico. Alguns deles afirmaram que foram chamados ontem à noite, embora ainda não saibam o motivo exato.

'Chamaram ontem à noite para vir trabalhar. Vamos ver o que acontece. De repente nos despedem', disse um deles à televisão local, sem se identificar.

Outro rotulou de 'decisão acertada' a possível retomada das obras, esperada para ocorrer imediatamente, após o pacto anunciado ontem à noite entre o GUPC e a Autoridade do Canal do Panamá (ACP).

'Estamos esperando o pagamento de todos os salários dos trabalhadores', declarou Héctor Hurtado, dirigente do sindicato da construção que disse estar feliz com a notícia do retorno das obras.

A ACP anunciou ontem à noite que o consórcio liderado por Sacyr e pela a empresa italiana Impregilo se comprometeu a retomar tudo amanhã, embora tenha esclarecido que 'persistem alguns temas, nos quais não foi possível concordância', que impedem concretizar um acordo fixado definitivamente para superar o conflito contratual que afeta o projeto desde 30 de dezembro.




Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, agressivos, caluniosos, abusivos, difamatórios, discriminatórios, ameaçadores, danosos, invasivos da privacidade de terceiros, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores e à preservação do meio ambiente. Compre com segurança: conheça seus Direitos de Consumidor.