Cidade: Brasil


Toxoplasmose: será mesmo o gato o culpado?

Quem nunca ouviu dizer que mulheres grávidas não podem conviver com gatos por conta da toxoplasmose que poderia causar danos ou mesmo a morte do bebê. Tal informação pode ser dita por leigos mas, muitas vezes vem da boca de médicos.

Toxoplasmose: será mesmo o gato o culpado?

Por Camila Maia

Quem nunca ouviu dizer que mulheres grávidas não podem conviver com gatos por conta da toxoplasmose que poderia causar danos ou mesmo a morte do bebê. Tal informação pode ser dita por leigos mas, muitas vezes vem da boca de médicos. Seria mesmo o gato o culpado por tamanha desgraça? Quando há aproximadamente dois anos houve um surto da doença em Ji-Paraná e arredores, centenas de gatos foram descartados como se fossem meras mercadorias com defeitos. Teria realmente havido necessidade dessa crueldade com os bichanos? 

Deixemos claro que o parasita que transmite a toxoplasmose faz um ciclo de vida que passa pelo intestino do gato, e aí é eliminado pelas fezes do animal, por um período de no máximo 15 dias quando o animal está doente. Após isso, o gato não mais transmitirá o parasita. Dessa forma fica explícito que somente quem come fezes de gato doente por toxoplasmose será infectado por tal agente, porém não é um hábito normal ingerir fezes felinas. Brincar, dormir, acariciar um gato não leva a infecção por toxoplasmose. E aí fica a pergunta: então como as pessoas tanto se infectam? Água, leite e carne contaminadas são as principais fontes de infecção da doença.

Podemos entender então que é muito mais fácil acharmos um culpado, no caso o inocente do gato do que a nós mesmos, que muitas vezes deixamos a desejar em nossos hábitos higiênicos. Esclarecimentos por parte de profissionais da área médica assim como educacional devem ser realizados para que esse tabu seja derrubado, e felinos possam conviver seguramente com grávidas, crianças, idosos e quem mais desejar.
A ignorância e desinformação levam a atitudes desumanas, desprezo e crueldade contra criaturas inocentes. Portanto, antes de descartar um gato por medo da toxoplasmose repense seus hábitos higiênicos sanitários... Ahhh, e não ingira fezes felinas!

Camila Maia é veterinária da Clínica Veterinária Casa Vet, em Ji-Paraná.


Fonte: Correio Popular - Publicado neste site em 09/05/2014

 

Veja mais notícias em nosso site, acesse: www.criadoronline.com.br/news
 




Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, agressivos, caluniosos, abusivos, difamatórios, discriminatórios, ameaçadores, danosos, invasivos da privacidade de terceiros, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores e à preservação do meio ambiente. Compre com segurança: conheça seus Direitos de Consumidor.